top of page

A ARQUITETURA DE ERNESTO GUAITA EM CURITIBA

Atualizado: 31 de out. de 2023

Parte 1 Por Analu Cadore

Muitos me conhecem em Curitiba, dentro do meio da Pesquisa e do Patrimônio Histórico, pela minha pesquisa sobre o Engenheiro italiano Ernesto Guaita (Turim, 1843 – Curitiba 1916). Tenho acompanhado com muita alegria o alcance do meu trabalho e a devolutiva é sempre surpreendente. Isso tudo é um estímulo para continuar sempre.


Por conta disso, e do fato que continuo pesquisando e escrevendo sobre o assunto, resolvi postar aqui alguns materiais de produção minha para divulgar o trabalho e quem sabe, auxiliar novos pesquisadores.


Ernesto Guaita é uma figura obscura na história de Curitiba. Muito se fala mas pouco se sabe realmente sobre ele. Foi um profissional de extrema importância para a cidade, responsável por diversas obras de porte em Curitiba e, no entanto, muitos mitos cercam seu nome.


Como o meu objetivo é de analisar a sua contribuição na arquitetura de Curitiba, sendo no campo dos projetos de edifícios e também dos projetos urbanos, me atenho somente às análises sobre sua produção profissional. Não que eu não me interesse pela sua história, mas mantive o foco na arquitetura por ser minha área de estudo e em vista de que as informações biográficas com comprovação sobre ele são extremamente escassas. Além do mais, temos pessoas que já estão se ocupando de saber mais sobre sua vida, com excelentes trabalhos como o do Jornalista João Cândido Martins no blog curitybaempretoebranco(1). Trarei aqui apenas as informações necessárias para a compreensão do assunto.


Nas linhas a seguir, algumas partes retiradas da minha dissertação de mestrado. Vou colocando as informações em capítulos para facilitar e dinamizar a leitura.


MAS ENTÃO, QUEM FOI ERNESTO GUAITA?


Ernesto Guaita Foto

Nascido em 4 de 1843 na cidade de Turim, região de Piemonte na Itália, Ernesto Guaita teve sua formação na Academia Militar de Turim, diplomando-se Engenheiro Militar em 1867, sendo condecorado sub-tenente de artilharia e recebido a medalha da Emancipação Italiana.


Em 1870, pede demissão do exército para poder dedicar-se integralmente à profissão de engenheiro, após ter concluído o curso completo de construção de pontes e estradas. Anos mais tarde, Guaita vem para o Brasil juntamente com uma missão técnica a serviço do Governo Italiano, tendo decidido aqui permanecer quando os trabalhos foram finalizados, sendo considerado por isso como “desertor”.



Ernesto Guaita (sem data) Fonte: Boletim Casa Romário Martins n. 23

Autor desconhecido


No Brasil, Guaita decide viver em Curitiba, aqui chegando ao ano de 1875, onde começou a trabalhar com topografia, realizando os trabalhos de construção da ferrovia Curitiba-Paranaguá. Foi contratado para participar do planejamento de expansão da cidade de Curitiba, desempenhando assim um importante trabalho de cunho urbanístico na cidade em franca expansão.


Em 1891 foi incumbido pelo Presidente Generoso Marques dos Santos a projetar a nova sede legislativa de Curitiba. Este trabalho lançou o nome de Guaita no topo dos arquitetos do estado, passando assim a ser altamente requisitado e recebendo cada vez mais projetos de grande destaque.


Mais tarde, abre seu próprio escritório de arquitetura juntamente com seu patrício Ludovico Taddei, consolidando assim sua representatividade no cenário da produção arquitetônica na cidade. Foi Agente Consular da Itália em Curitiba, tendo sido afastado do cargo por desentendimentos sociais.


Por muitos anos Guaita foi nome sempre presente na capital paranaense. Sua história apresenta fatos de passagens polêmicas envolvendo seu nome, como por exemplo, a troca de insultos com Rodolfo Cardoso Pau Brasil, na ocasião da construção da atual Catedral da cidade.


Estes episódios de exasperação contribuíram para que, pouco a pouco, sua carreira e sua reputação entrassem em declínio. Pouco se sabe sobre os dias finais de Guaita, apenas que morreu pobre e doente em um casebre no bairro Barreirinha, por volta de 1914. Guaita hoje está sepultado no cemitério do bairro Água Verde, junto a seus compatriotas no setor italiano do mesmo.


Para maiores informações sobre a biografia de Ernesto Guaita, acesse https://curitybaempretoebranco.blogspot.com/?view=magazine



Imagem destacando a data e assinatura de Guaita no plano de Expansão da cidade em 1885 Fonte: Casa da Memória

REFERÊNCIAS



bottom of page